Blog

Importância das proteínas na melhor idade

Importância das proteínas na melhor idade

Garantir uma adequada ingestão de proteínas é fundamental em todas as fases da vida, afinal de contas quase tudo em nosso corpo é formado por elas, incluindo pele, cabelos, unhas, epitélio gastrointestinal, enzimas, músculo e até mesmo o coração. Na velhice, é preciso aumentar a atenção com relação ao consumo proteico diário, já que há uma perda evidentemente elevada de tecido muscular nessa fase da vida, fazendo com que a ingestão habitualmente recomendada (0,8g/kg de peso corporal) não seja suficiente para garantir a preservação desse tecido. O processo de ganho de massa magra é controlado, predominantemente, pela responsividade a estímulos anabólicos, como exercício físico e alimentação. Consumo proteico e/ou ingestão específica de aminoácidos aumentam, significativamente, as taxas de síntese e inibem o catabolismo, favorecendo assim a deposição proteica muscular. O…
Read More
Nutrição x Imunidade: Qual a relação?

Nutrição x Imunidade: Qual a relação?

Mesmo mantendo uma rotina regular de exercícios físicos associada a uma ótima alimentação, algumas vezes (infelizmente) ficaremos doentes. Uma mudança abrupta no tempo, uma rotina atípica ou a ingestão de algum alimento contaminado são capazes de abrir alas para um micro-organismo oportunista. Em casos assim, é comum o desenvolvimento de sintomas extremamente desagradáveis, como: náuseas, vômito, distensão abdominal, gases, diarreia, dores de cabeça e no corpo. É importante realizar, antes de mais nada, uma consulta médica para verificar que tipo de doença lhe atingiu. Feito isso, algumas estratégias dietéticas farão toda a diferença na sua recuperação. 1) Hidrate-se! Além da água, a inserção de água de coco torna-se de grande valia; 2) Ingira frutas e verduras! Esses alimentos são ricos em micronutrientes fundamentais para melhorar sua imunidade. Esqueça aquela famosa…
Read More
6 passos para uma vida mais saudável

6 passos para uma vida mais saudável

1) ALIMENTE-SE BEM: uma dieta equilibrada é a base para uma vida com mais qualidade. Comece com pequenas mudanças, como reduzir o consumo de açúcar, comer mais verduras/legumes, optar por alimentos integrais e beber em torno de 2-3 litros de água ao dia; 2) MEXA-SE: a prática regular de exercícios físicos melhora a capacidade cardiorrespiratória, reduz o risco de morte por doenças crônicas, gera um emagrecimento mais bonito e duradouro além de impulsionar a produção de neurotransmissores relacionados ao prazer e bem-estar; 3) DURMA BEM: o sono é imprescindível para uma adequada recuperação corporal. Sem ele, você fica mais irritado, perde massa muscular, aumenta o acúmulo de gordura e perde rendimento no trabalho, nos treinos e nos momentos importantes com a família. Não deixe-o de lado; 4) SORRIA COM MAIS…
Read More